Apresentação
O Programa de Mestrado em Ciências da Saúde da UESC promove a formação para o ensino superior de qualidade e o desenvolvimento da pesquisa, voltada para questões básicas e aplicadas em saúde e que contribuam para a inovação e o aperfeiçoamento acadêmico, científico e tecnológico no estado da Bahia. É parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UESC, no que diz respeito à consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu, nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
​
​Esta proposta é um esforço conjunto de um Grupo de Trabalho, composto por docentes e pela direção do Departamento de Ciências da Saúde (DCS) e docentes dos departamentos de Ciências Biológicas (DCB) e Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET). Reúne, portanto, um coletivo de perfil multidisciplinar com reconhecida atuação nas atividades de ensino e de pesquisa, e competências para acolher os futuros mestrandos do campo da saúde e de áreas afins. Um corpo docente que busca articular profissionais que atuam nas ciências básicas com aqueles da área profissional, e cumprir, mediante essa interação, a missão pedagógica e de produção e aplicação de conhecimentos para resolução de problemas relacionados ao processo de saúde e doença, à qualidade de vida e ao desenvolvimento econômico e social da região de influência da universidade, sem perder de vista sua atuação nacional e internacional.
Histórico do Programa
O PPGCS foi aprovado pela CAPES em 2015 e a primeira turma teve início em 2015/2, com o ingresso de 10 alunos.
MEMBROS DO COLEGIADO
REPRESENTANTES DOCENTES
Prof.ª Dr.ª Aline Oliveira da Conceição (Coordenadora)
Prof. Dr. Eduardo Ary Villela Marinho (Vice-coordenador)
Prof. Dr. Alexandre Justo De Oliveira Lima
Prof. Dr. Eduardo Koji Tamura
Prof.ª Dr.ª Milena Magalhães Aleluia
Prof.ª Dr.ª Sandra Rocha Gadelha Mello
REPRESENTANTES DISCENTES
Lívia Souza da Silva (Titular)
 Helio Simões de Oliveira Neto (Suplente)
EQUIPE TÉCNICA
Áureo da Silva Júnior (Secretário)​​​
Estrutura Curricular
O Mestrado conta com componentes curriculares definidos como 4 disciplinas obrigatórias, totalizando 10 créditos, 1 crédito Estágio de Docência e 2 créditos em Atividades Complementares. O estudante deverá cursar, ainda, um mínimo de 11 créditos em disciplinas optativas e obter aprovação no Exame de Qualificação e na Defesa da Dissertação.